#FicaDica: "Jogos Vorazes - Suzzane Collins"

Olá pessoal tudo bem? Hoje trago um post especial sobre o livro e o filme "Jogos Vorazes" de Suzzane Collins. Você que assim como eu gosta deste livro, também vai gostar das 5 observações instantâneas sobre o filme.

Click to view full size image

O trailer do longa-metragem da Lionsgate foi lançado segunda-feira, revelando Panem, o Distrito 12, a arena e, claro, Katniss, Peeta e Gale.
Na segunda-feira o trailer oficial do primeiro romance da trilogia de Suzanne Collins, Jogos Vorazes, foi lançado pela Lionsgate. E, enquanto os fãs terão que esperar por mais detalhes sobre triângulo amoroso do livro. Há muito a ser observado a partir do clipe:

1) O filme irá seguir rigorosamente o romance.  Se este primeiro trailer é um indicador, não deve haver risco de uma rebelião de fãs de Jogos Vorazes por causa das diferenças entre livro e filme. As imagens, que aparecem em ordem cronológica, começam com Katniss e Gale em seu lugar de escape, assim como o primeiro livro faz, continuando com a Colheita, a estadia de Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) na capital, antes de fecharem com a nossa primeira visão da arena. Uma diferença notável parece ser a presença um pouco mais marcante de Gale (Liam Hemsworth) no filme. No romance ele está presente apenas durante o início e o fim, mas a julgar pelo trailer, o público verá o que ele está passando enquanto Katniss está na arena, algo que os leitores não tem a oportunidade no romance.
2) Distrito 12 parece menos rústico do que no livros. Os fãs tiveram sua primeira visão do, supostamente, distrito pele-e-osso e mais negligenciado por Panem, e a representação parecia estar sob um pouco do brilho de Hollywood. Sim, os participantes participaram da Colheita vestidos com roupas monocromáticas e pareciam estar em pé entre os escombros, mas todo o restante era um pouco demais para uma cidade que sobrevive da  mineração de carvão. Os livros descrevem tudo sob uma fina camada de pó, mas o trailer mostrou um brilho na floresta (que parecia positivamente exuberante), os edifícios e os vestidos dos habitantes do Distrito 12. Provavelmente, a escuridão não é bem traduzida no filme.
3) Seria a floresta ou a arena?  O trailer abre e fecha com cenas na floresta. No início, os espectadores estão assistindo Katniss e Gale em seu santuário da vida real, a floresta fora das não-funcionais cercas elétricas do Distrito 12. No final, o trailer mostra a heroína do filme na floresta supostamente fabricada, a arena dos Jogos Vorazes. Mas, os cenários com certeza são muito parecidos. O filme foi filmado na Carolina do Norte, porém os produtores podem ter usado um pouco demais da estética natural da área, para que a arena ficasse parecida com uma criação da Capital.
4) O atores principais têm um longo caminho a percorrer para alcançar o nível de obsessão dos fãs de Crepúsculo. Há Twi-hards e Twi-moms … será que Hunger-houndsHungry-mothers serão os próximos? É difícil dizer. Além do alvoroço inicial sobre a escolha de   Robert Pattinson e Taylor Lautner como Edward Cullen e Jacob Black na franquia de Crepúsculo, os atores principais têm inspirado gritos histéricos desde bem antes da première do primeiro filme. Hutcherson (Peeta) e Hemsworth (Gale) estão por aí desde bem antes da escolha de elenco de Jogos Vorazes. Devido à  falta de obscuridade, é improvável que qualquer um deles de repente possa incitar comportamento turbulento. Os fãs parecem estar apaixonados mais pela história do que pelos jogadores, o que se refletiu neste primeiro trailer. Nem a beleza do ator principal foi muito comentada.
5) Será que Jennifer Lawrence captura a essência Katniss?  Os fãs de Lawrence a viram vestida como a heroína do livro em fotos, e em um clipe lançado anteriormente no qual ela aparecia correndo, mas esta é a primeira vez que os fãs de Jogos Vorazes ouviram a atriz realmente encarnar a heroína. Fiquei impressionado com o quão bem alimentada Katniss parece estar… quando proveniente do faminto Distrito 12. Parece que a versão cinematográfica da história tem foco na força da personagem principal, e não na sua fragilidade.

Trailer: 


Sinopse do livro:

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Book Trailer:


Espero que tenham gostado, comentem e me digam: Até onde você estaria disposto à ir, para ser vitorioso nos Jogos Vorazes?

Abraços e boa leitura à todos!

Comentários

  1. Sou louca para ler Jogos Vorazes, mas nunca tenho grana para comprar D: , espero que consiga antes de março de 2012 e possa ler os livros antes do filme...rsrs'.

    Adorei suas observações, mas espero que o estória não vire tão modinha quando crepúsculo e_e , sim sim eu sei que é legal espalhar cultura pelos 4 cantos do mundo e que ia ser incrível tanta gente apaixonada pela estória.... maaas não curto modinhas :S , sl tipo todo mundo fica sabendo daquilo, todo mundo fica comentando, mas um dia passa ai já era :S ... Gosto de estórias que possa lembrar por um tempo.. E que as pessoas lembrem também...

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu amei o trailer, independentemente dos pontos levantados. São verídicos, mas acho que não tiraram o brilho do trailer e de quão bom o filme promete ser!
    Quero muito assistir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amo amo amo amoooooooooooooooo Jogos Vorazes! Espero não me decepcionar com o filme, apesar de que amei o trailer, fico eufórica toda vez que vejo (e olha que já um monte eim).
    Li todos os livros esse ano e foi um dos melhores livros que á li com certeza!

    Exelente post, amei!

    Beijos,
    Marcella Jordanna - Letras de Chá
    http://www.letrasdecha.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aiin, que tudo esse post!
    Simplesmente me apaixonei pelo livro. Terminei de ler Em Chamas hoje e quero muito ler o terceiro livro.

    Também estou super ansiosa pelo lançamento do filme, do pouco que vi no trailer, já adorei!!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o livro, então fiquei 'boiando' neste post, haha. Mas achei interessante o fato de que vão seguir rigorosamente o romance, porque já deu muita confusão com outros filmes que ficam muito diferentes. Tá na hora de eles seguires o livro! ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? *-*
    Gostei do seu blog XD
    Estou criando um novo blog, tem como visita-lo?
    Siga e comente, por favor.
    http://mantidoemsegredo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo fala tão bem dessa série que até tenho vontade de ler. Mas já que o filme segue rigorosamente o livro,vou esperar lançar a versão cinematográfica e se gostar vou comprar série!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Estefânia!
    Eu ainda nem pude começar a acompanhar esta série, mas só tenho visto mesmo ótimos comentários a respeito. Quero muito ler antes de o filme estrear nas telonas rs.
    Vamos ver!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e faça uma blogueira feliz!
Obrigada.

Postagens mais visitadas